roma2.jpg

Acabei de ver Roma e  já estou querendo ver de novo. A minissérie passou na HBO e agora está em todas as locadoras, dividida em duas temporadas. Incríveis o figurino (adoro o de Cleopatra e os de Sevilla), as intrigas novelescas em cenários incríveis, as lutas e traições sanguinárias, os feitições e rituais frequentes e a amizade entre os soldados Titus Pullo e Lucius Vorenus, em torno dos quais a história se desenvolve.

roma1.jpg
(Lucius Vorenus)

Como estou obcecada, botei algumas coisas no google e descobri, na Wikipedia, que os dois soldados existiram, mas as suas histórias não têm a ver com as da minissérie:

“Lucius Vorenus foi um dos dois soldados da 11ª Legião (Legio XI Claudia antes de sua desmobilização e subseqüente remobilização por César Augusto) mencionados num dos livros pessoais de Júlio César. O outro soldado mencionado foi Titus Pullo.

Ele aparece, junto com Pullo, no capítulo 44 do 5° livro de César, De Bello Gallico. O episódio descreve os dois como centuriões, ambos subindo aos primeiros postos da legião, que compartilhavam uma amarga rivalidade. O livro narra como Pullo ataca o inimigo nérvio (belgas) no auge da batalha. Ele arremesa seu pilo em um inimigo a curta distância, mas em troca é perfurado por uma lança e é cercado por outros nérvios, o que o impede de desembainhar sua espada. Naquele momento, o seu rival Vorenus, que o seguiu desde as fortificações, alcança o local da escaramuça e desvia a atenção dos inimigos atacando-os. Após matar um dos inimigos e forçar uma recuo do resto, Vorenus perde o equilíbrio no terreno irregular; e quando os nérvios chegam mais perto dele, Pullo vem ao seu resgate e, depois de matar vários de seus oponentes, os dois recuam para as fortificações entre aplausos estrondosos de seus camaradas.”

Na série, eles são amigos fiéis desde sempre e passam por tudo que você puder (e não puder) imaginar, enquanto a trajetória de Roma virando império é entremeada ao destino dos dois.

otavioetitus.jpg
(Octavio e Titu Pullus)

Alguns outros personagens também permanecem durante as duas temporadas, como o debochado, mulherengo e agressivo Marco Antonio, o egocêntrico, sádico e inteligente Octavio e a linda e sedutora feiticeira Sevilla, amante de Julio Cesar.

Aliás, feitiçaria, rezas e rituais mágicos faziam parte da vida deles, como a gente pode ver durante boa parte dos episódios. Lançar uma maldição sobre alguém era realmente uma coisa levada a sério, extremamente temida, mas, não era condição sine qua non para a ruína de alguém (vale o que a gente usa até hoje como “ditado”: o que deseja para o outro pode voltar para você).

Roma foi filmada nos estúdios da Cinecittá, nos arredores de Roma, onde foi construída uma réplica da cidade histórica. Foi feita uma pesquisa enorme para tudo ser fielmente transformado em imagem, o que torna ainda mais viciante a coisa toda.

Mais uma coisa ótima pra se fazer no feriado.

Anúncios