Klaus Nomi

No último SPFW, fiquei intrigada quando ouvi a trilha do último desfile da Cavalera – além de ter adorado a boca da passarela, com as modelos flutuantes e as máscaras mórbidas, usadas por alguns dos modelos.

Fui pesquisar de quem era a música e descobri que era do Klaus Nomi. Curiosa, fui procurar mais sobre ele e descobri que o tenor alemão foi ícone do new wave underground na década de 80, com sua incrível voz e bases eletrônicas para músicas cantadas como óperas (e óperas cantadas de maneira pop, levando o gênero para as boates). Klaus usava make pesadolooks beeem peculiares, com inspiração gótica. Fiquei com vontade de ver The Nomi Song, um filme sobre ele, mas que deve ser difícil achar por aqui. Vale procurar e baixar.

Enquanto isso, fico vendo os clipes, como esse, de Lightning Strikes: 

Esse foi o desfile da Cavalera:

“I might as well look as alien as possible because it reinforces a point I am making. My whole thing is that I approach everything as an absolute outsider. It’s the only way I can break so many rules. Remember, my background is totally strange – German classical opera. So I was uncertain about coming from that to rock. It was just as shocking for me to sing opera in a falsetto soprano in Germany. It was another rule I was breaking. You just didn’t do that. And I am helped by the fact that pop and rock, which you would think has no rules at all, is really just as conservative as classical music. So what I do is doubly shocking. The difference is that punk audiences admire that I can shock them. Nothing is sacred to me. Who is making the rules anyhow?”
– Klaus Nomi

