duquesa01

Quando chega feriado, alugo um monte de filmes e baixo mais outros vários para aproveitar as tardes de ócio criativo. Hoje vi A Duquesa, inspirado na vida de Georgiana Cavendish, a Duquesa de Devonshire, uma das nobres mais ligadas em política e moda que já passaram pela realeza. Eu adoro um filme de época, ainda o mais quando a história é real e o figurino é incrível como neste caso.

duquesa3

Nos extras, o making of mostra mais sobre a vida da Duquesa, que, se vivesse hoje em dia, estaria em todas as revistas de celebrities. Como na época não rolavam coisas tipo “Duquesa abre as portas da sua casa” , o recurso eram as caricaturas. Nos eventos, os caricaturistas ficavam espreitando seus movimentos, reproduzindo-os em desenhos irônicos e divertidos que estariam em breve na imprensa. Tudo que ela usava virava moda. Isso tudo já mostra o lado popular da nobre, que amava roupas, festas, jogos, bebidas.

duquesa2

Georgiana teve que suportar os problemas políticos dentro do próprio casamento: a pressão para ter um herdeiro, depois de nascidas duas meninas; criar uma menina, bastarda do marido, a quem amou como filha; ter suportado o fato de que o marido fez de amante sua melhor amiga, Bess, obrigando-a a permanecer vivendo com eles até Georgiana morrer e ela ocupar seu posto; e a tentativa em vão de manter um relacionamento com Charles Gray,  a quem realmente amou e com quem teve a filha Eliza

chatsworth-house

A maior parte do filme é passada em externas, incluindo o Chatsworth House, palácio rural incrível, com jardins belíssimos (considerados os mais lindos da Inglaterra), cascatas e 126 quartos, dos quais, hoje, cerca de 30 são abertos à visitação. Os outros são ocupados pelos descendentes dos Cavendish (ai, que chato).  No palácio, há muitas pinturas e algumas retratam a Duquesa de Devonshire, como estas abaixo:

duchess_of_devonshire_by_joshua_reynolds

361px-thomas_gainsboroguh_georgiana_duchess_of_devonshire_1783

O palácio também apareceu em Orgulho e Preconceito. Queria muito ver de perto isso tudo, criar ambientações para as histórias dessa personalidade forte e, na medida do possível, livre. Ainda que no pensamento.

Anúncios