Lendo o novo relatório do Trendwatching, a sustentabilidade, claro, aparece como um dos pontos chaves para 2010, só que desta vez ligada também à participação e ao incentivo governamental

De todos os exemplos citados de iniciativas no artigo, o mais bacana e inusitado de todos vem da ação Bundy on Tap, que acontece em Bundanoon, na Australia.

Em março deste ano, Huw Kingston – empresário e morador da cidade –  publicou em um jornal local a sua idéia: banir a compra de águas industrializadas, de todas as marcas, diminuindo o desperdício e, consequentemente, a poluição do ambiente. A proposta foi apoiada por 20 empresas e, na sequência, pela comunidade, que votou por substituir as embalagens de marcas por garrafas vazias, com a logo do Bundy on tap. O governo, por sua vez, fez melhorias na cidade para que isso fosse viável. Como? Pondo torneiras bebedouros na rua principal. Então, você pega a sua garrafinha, enche e … pronto.

A iniciativa genial de Huw Kingston fez com que ele ganhasse o Green Hero Award de 2009. Leia aqui a carta de Huw publicada no jornal da cidade, lançando a idéia, e veja aqui o trailer do documentário Tapped, que fala sobre os porquês de todo o projeto:

Aqui no Brasil, a gente ainda vê um movimento muito mais do que tímido da população em relação à reciclagem, economia e reaproveitamento. Ainda temos dúvidas do que podemos fazer, como e por onde começar. O Ecoblogs juntou diversos blogueiros que já postavam, em suas páginas, notícias sobre o assunto e experiências de como estavam mudando a sua rotina e inserindo novos hábitos, já pensando no dia de amanhã. Vale à pena passar por lá.

Anúncios