Dizem que todos os criadores criam melhor na dor. Ou que esperto é quem se vale do momento e … “plim”!… tem uma idéia incrível. Juntando dor e oportunidade, Shophie Calle transformou o fora que levou de seu amante, via e-mail, na exposição Cuide de você *, que está em cartaz no MAM do Rio de janeiro.

O conteúdo do e-mail, impresso ali para quem quiser ler, permeia toda a exposição. Vídeos – onde aparecem bailarinas, atrizes, palhaço e nomes ligados à música, como Miss Kittin, Camille, Peaches –  retratam interpretações para a carta. A versão brasileira ganhou um adendo, com uma apostila compilando observações sobre a carta feitas por revisores, psicólogos, escritores e outras pessoas, como a mãe de Sophie. A revisora, por exemplo, corta as palavras repetidas. A psicóloga fala sobre o ego de quem escreveu a carta e por aí, vai…

No blog, você pode registrar suas impressões sobre a expo – via foto, vídeo ou foto. Vinte escolhidas entrarão na versão que será levada para o Museu de Arte Moderna da Bahia.

***********************************

* “Cuide de você” é como termina a carta.

Ai.

Anúncios