Conjuntos habitacionais muitas vezes são destaques arquitetônicos. No Rio, existe o Minhocão, na Gávea. Mesmo mal conservado, ainda é, sem dúvidas, arquitetonicamente admirável. O projeto – inacabado – foi criado por Affonso Eduardo Reidy (que também assina, dentre muitos, o projeto do MAM) e erguido em 1940, para abrigar moradores da Favela do Capinzal.

Segundo matéria doPortal PUC, o projeto original de Reidy previa a construção de 748 apartamentos – contra os 308 existentes – além de:  creche, escola, playground, mercado, lavanderia, posto de saúde, igreja, teatro, campos de esportes, administração e um departamento de serviço social. Só o bloco principal, as lavanderias e o posto de saúde efetivamente saíram do papel.

Em Barcelona, o Walden 7 é destaque. Criado em 1974 por Ricardo Bofill, é composto por 18 torres curvilíneas e tem 7 áreas internas conectadas. A sensação de labirinto somada às cores causa um estranhamento encantador a este complexo, que é matéria na Wallpaper deste mês:

O conjunto catalão conta salão, livraria, café e um jornal interno, além de duas piscinas no terraço, chamadas Luna e Sol.

Incrível, não?