Quando o iPad foi lançado, pensei: mais uma necessidade foi criada. Desde que Steve Jobs lançou o iPod, tudo que ele toca, incrivelmente, muda a nossa maneira de nos comunicar. O design (estética + funcionalidade) levado ao pé da letra, de uma maneira realmente tocante, influencia totalmente. Mas, acima de tudo a nova maneira de nos relacionarmos é o que faz todo mundo ficar boquiaberto a cada gadget lançado.

Tenho um iPad desde dezembro e, confesso, ainda me pego surpresa com algumas funcionalidades que não havia descoberto. Sim, porque são várias e vários aplicativos (65 mil) e inúmeras publicações testando uma nova maneira de falar com seus leitores e consumidores.

Baixei alguns livros para ler no Carnaval e essa procura pelo o que ler nestes dias já começou promissora: vários títulos, por um preço muito acessível, ao alcance de um clique. Deitada na cama, comprei  4, enquanto baixei samples de vários outros – o que já me ocupou por várias horas. Lendo um destes livros, resolvo colocar meu dedo em cima de uma palavra que não conhecia e… tchananan! Aparece um dicionário, logo ali no rodapé, me dando o significado dela.

Depois, resolvo “sublinhar” com meu lumicolor virtual um trecho que, sei lá porque já estava sublinhado com pequenos pontinhos. Quando clico em cima para ver que pontinhos eram aqueles, leio: “X pessoas marcaram esse trecho“. Bah. Estou conectada a uma rede. Só falta – e acho que em breve isso acontecerá – eu poder dar um share dali direto pro meu face. Se quiser, também posso escrever uma nota em algum trecho ou página. Depois de tudo feito, existe um atalho que leva a gente direto para o que foi sublinhado ou anotado.


Então, hoje, depois de horas com meu tablet amado pra lá e pra cá, resolvi ver o vídeo do Steve apresentando o iPad 2. Eu já tinha lido que ele tinha câmera e tinha achado isso uma bobagem, já que acredito que as câmeras são mais úteis nos iPhones e tal. Mas, Steve me pegou de jeito com seus argumentos e já me vejo precisando deste novo iPad, usando imagens no Photo Booth e editando no iMovie vídeos sobre minhas férias em algum lugar indefinido. Férias que instataneamente passam a ser mágicas com tantos recursos que posso utilizar no iPad que estará logo ali, na minha mala.

Bom, eu aconselho a todos verem a super aula de marketing e design na íntegra, neste vídeo com 1h de duração: http://events.apple.com.edgesuite.net/1…103pijanbdvaaj/event/index.html