Quem não lembra do mantra “compre batom, compre batom“? Se você lembra, pegou uma fase das propagandas onde, além do produto ser o protagonista das cenas, o bordão vinha junto e viralizava no boca a boca. Minha mãe até hoje repete vários: Bombril, 1001 utilidades; Esse sim é Sadia; Cecizinha que vem com a cestinha; Não é uma Brastemp; Bonita camisa, Fernandinho… e por aí vai. As propagandas eram longas e se desdobravam em episódios muitas vezes – como as ótimas do Bombril.

As 1001 utilidades

O modo de consumir mudou, a economia mudou, e  a maneira de se relacionar com as marcas hoje é bem diferente. E enquanto ainda estamos na péssima fase dos comerciais com mil efeitos cafonas e pessoas photoshopadas até a alma, começam também a surgir os vídeos curtos, divulgados nas redes sociais, onde o produto aparece de maneira suave, inserido em um contexto. Eu adoro essa ideia.

Um amigo me mostrou um vídeo da Nespresso que consegue ter…cheiro e gosto de café. E tudo de uma maneira linda, tocante, sensível. O café está lá, claro. Mas, ligado a várias histórias, memórias e sensações.

A Red Bull acaba de lançar um incrível, também, com imagens de Parkour na Turquia. O protagonista é Ryan Doyle, um dos caras mais importantes do esporte.

A Levi´s fez a série Go Forth e o episódio de 2011 fala sobre a vida, o meio de encarar o dia a dia, como o mundo pode e deve ser moldado por cada pessoa… sim, auto-ajuda praticamente, no clima use protetor solar. Mas, lindo, com mensagens essenciais como… um jeans.

E aí? Prontos para uma dose de cafeína e energético?