A uniqlo sempre me surpreende, pela simplicidade e verdade. De uns 4 anos para cá, o simples cada vez mais chama a minha atenção. Aliás, não só minha, senão,  o CEO da empresa –  Tadashi Yanai –  não estaria entre os 10 homens mais ricos do mundo. O fato é que a empresa cumpre o que promete: produtos acessíveis, de qualidade, básicos. A loja é clean e os produtos estão dispostos de maneira que você circule pela loja e vá “se servindo” do que curtiu.

Mas, o mais bacana é que mesmo sendo básicos, sem firulas, eles conseguem estabelecer uma comunicação interessante mesmo para os mais fashionistas. Além de sempre terem mini-coleções assinadas em co-branding com nomes diversos – como Undercover, Jill Sander, Lulu Guinness, até licenciamento do eterno Mickey Mouse – eles consegue sempre dar o bom humor fresh e inusitado com seus apps e ativações online.

Há um tempo atrás, falei do uniclock, que, como o próprio nome diz, trata-se de um relógio que você pode instalar no seu facebook, blog, myspace, iPhone ou usar como screensaver. O grande mote do uniqlock é que ele une hora, música, entretenimento. Para instalar, você seleciona onde mora e ele gera um relógio acompanhado de vídeos com trilha super suave e pessoas dançando com looks uniqlo. Até hoje acho este o melhor app deles, pela ideia muito divertida e niponicamente delicada.

Na mesma linha, tem o uniqlo calendar…

Eles também criaram o uniqlooks, uma fashion community, onde usuários postam seus looks e concorrem a prêmios diversos.

Agora, eles lançaram o uniqlo wake up, um despertador onde uma voz “entoa” a hora local (em inglês ou mandarim), o dia da semana e as condições do tempo. E de acordo com essa última info, a trilha de fundo ganha um ritmo mais ou menos acelerado. Aliás, a trilha é assinada por Cornelius e Yoko Kanno.

No vídeo dá para entender melhor. Olha só:

Simples? Sim. E incrível.