Viajar é encontrar com a gente mesmo. Voltei cheia de clichês-delícia, com a obviedade batendo na porta. Voltei feliz, cada vez mais certa de que o simples é o melhor de tudo.

IMG_4573

A viagem começou com a segunda ida a Berlin e, com ela, a certeza de que essa cidade é das que eu quero visitar sempre que puder. Refiz alguns programas, como a visita ao Pergamon, que faz meu queixo cair logo na entrada com o Altar de Pérgamo, o Market Gate of Miletus e as paredes da Babilônia, naquele azul que não achamos na cartela do dia a dia. Também fui de novo dar um oi para Nefertiti, embasbacante (não pode tirar foto, tente imaginar e aí, dobre a expectativa. É isso) e ver os pergaminhos, sarcófagos e pedaços de pirâmides e lindos hieróglifos no Neues.

IMG_4657

o market gate, de 2 AD, com 30m de largura e 16m de altura, é de impressionar.

imagina morar num lugar com um portal com desenhos assim? imagino o quanto era exótico se deparar com essas cores e desenhos tão diferentes...

imagina morar num lugar com um portal com desenhos assim? imagino o quanto era exótico se deparar com essas cores e desenhos tão diferentes…

IMG_4645

IMG_4653
Andar por Berlin é incrível. Mesmo. A cidade está sempre em reconstrução e ao mesmo tempo que você tem esse lado histórico forte e preservado em museus, tem o contato com o lado contemporâneo nas galerias e com a street art a cada esquina. Tem prédio ainda da época da guerra, tem prédio com ares franceses, tem prédio imponente, tem prédio simples e tem outros que certamente são squats.

IMG_4886

cenário mais comum: posters colados e descolados nos muros e portas

cenário mais comum: posters colados e descolados nos muros e portas

sente quantos layers de posters. <3

sente quantos layers de posters.❤

IMG_4625

IMG_4761

O metrô funciona 24 horas e adoro os azulejos…

IMG_4602

IMG_4603

Dessa vez, fui a Kreuberg, bairro boêmio, com uma mistura interessante de pessoas, cheiros e bares, que eu não tinha conhecido ano passado. Fiquei louca. Lock. Caps Lock.

IMG_4955

andando por lá, demos de cara com o trabalho do roa

numa loja de hq incrível em kreuzberg

numa loja de hq incrível em kreuzberg

comece o dia com um brunch delícia em cima do rio spree, na ankerklause: boa comida, boa vista, boa trilha sonora

No domingo, demos um rolé no Mauerpark, onde rola uma feirinha que mistura antiguidades, chepa, roupas brecholentas, biergarten, karaokê. Tem punk, tem criança, tem gente mais velha, casal, amigos… Interessante…

IMG_4584

Consegui também bookar a ida ao Sammlung Boros, um bunker que depois da guerra foi depósito de frutas tropicais (ganhando o apelido de banana bunker), depósito de têxteis, club eletrônico (com a fama de “the hardest club on earth“), abrigou festas sadomasô, foi fechado pelo governo e em 2008 anos foi comprado por um casal de galeristas que estruturaram o espaço para expor obras contemporâneas. O bacana é que eles mexeram o mínimo possível, então, você vê camadas e camadas de tintas, ferrugens nas portas e descascados nas paredes que têm 2 metros de profundidade. A visita é necessariamente guiada – em inglês ou alemão. A dica é: tem que bookar com antecedência, porque sempre lota. Ano passado deixei pra bookar no mês da viagem e não consegui.

IMG_4925

IMG_4910

IMG_4914

Voltei ao Me Collectors Room, que continua meu top 1 da cidade, com seu gabinete de curiosidades: uma reunião de 200 bizarrices lindas e delicadamente esculpidas, do Renascimento e do Barroco.

IMG_4780

IMG_4781

IMG_4805

instrumentos cirúrgicos. juro.

ali na caixinha forrada de vermelho, são instrumentos cirúrgicos. juro.

IMG_4813

essa é a minha preferida.

IMG_4842

esses meninos-bichos são de dar medo. parecem de verdade, parecem de pelúcia, parecem estar vivos, parecem estar mortos, parecem quentes...

esses meninos-bichos são de dar medo. parecem de verdade, parecem de pelúcia, parecem estar vivos, parecem estar mortos, parecem quentes…

Voltei também ao Hamburger Banhof e dessa vez consegui ver Warhol, Rauschenberg e Kiefer. Ano passado, essa área estava fechada. Estava rolando também uma expo temporária, Body Pressure, que incluía um vídeo da Marina Abramovic.❤

IMG_4971

Knives, do Warhol... minha vida

knives, do warhol… minha vida

IMG_5027

panorâmica da sala warhol.

IMG_5017

detalhe de tela gigante e incrível do kiefer. chora.

IMG_5024

strip tease, rauschenberg

strip tease, rauschenberg

É essa mistura do ontem e do hoje – e que deixa a curiosidade sobre o amanhã (às vezes penso que a cidade pode virar muito turística e consequentemente pop em 10 anos, às vezes acho que não, porque é muito peculiar para se perder) – que torna Berlin curiosa, viva, enérgica.

Quero voltar. Logo.