Captura de Tela 2014-01-29 às 14.10.36

Falar sobre mulher é sempre complicado. Sou uma e sei disso. Distinguir assuntos e atos por gêneros me soa machista às vezes e em outras, me soa feminista e aí o assunto vira um caminho sem volta. Mas, eu acredito nas diferenças do corpo e fisiológicas e, principalmente, nas culturais/comportamentais. Sem entrar muito a fundo no que isso toca – são muitas questões  – sempre acho que a Dove consegue falar disso, mexendo em um dos pontos mais sensíveis às mulheres: auto-estima e, consequentemente, (a real) beleza.

dove-cortometraje-Selfie-sundance_MILIMA20140123_0424_11

A nova campanha fala sobre Selfies e de uma maneira que não tinha pensado sobre. Em vez da condenação pela auto-exposição e vaidade, ela enaltece justamente esses pontos para falar sobre auto-estima e de como a busca pelo melhor ângulo, pose, sorriso, pode redefinir o conceito que temos sobre a nossa beleza. E mais um ponto: a ação une mães e filhas adolescentes. Olha só:

Vale lembrar que a campanha anterior – na minha opinião, a mais poética e linda – falava sobre o impactante fato de que apenas 4%  da população feminina mundial se considera bonita.

Vale passar um tempo maior em frente ao espelho e se olhar de maneira mais gentil.